sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Continuação modelos da cor

Pixel

elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Pictures) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes





PixelArt
Arte feita exclusivamente a partir de pixels.













Resolução

Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem, logo o tamanho aumenta conforme a sua resolução.




Profundidade da cor

A profundidade da cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando  junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.

 1 bit por pixel      (21 = 2 cores)
 2 bits por pixel    (22 = 4 cores)
 4 bits por pixel    (24 = 16 cores)
 5 bits por pixel    (25 = 32 cores)
 6 bits por pixel    (26 = 64 cores)
 8 bits por pixel    (28 = 256 cores)
 12 bits por pixel  (212 = 4 096 cores)


Sem comentários:

Enviar um comentário